Existe uma tradicional família brasileira? E o que a varanda gourmet tem a ver com ela?
O mercado imobiliário tem papel central na definição de como as pessoas moram — ainda que o morar cotidiano tente encontrar brechas nos algoritmos definidos pelas incorporadoras para ficar um pouquinho mais longe das planilhas de Excel e um pouco mais perto da vida real. Varandas gourmet, espaços para garage band, spas e salas de ginástica que ninguém usa: na produção residencial para a classe média e as elites, são muitas as artimanhas do mercado para convencer as pessoas a pagarem cada vez mais por menos. Será que é assim que a arquitetura de mercado aplica o velho chavão “menos é mais”?
Sumário
- 1min33s. Preâmbulo.
- 4min3s. Conversa.
- 55min31s. Em tese.
- 1h20min10s. Micro crônica.
Participantes
Participaram da conversa desta edição Arthur Francisco, Diego Brentegani, Ellen Cesonis, Kim Cyrillo, Natália Gaspar e Ricardo Cesarini. Narração e inserções de Carolina Pedroso e crônica de autoria de Angelo Regis.
Na seção Em tese conversamos com Matheus Franco da Rosa Lopes sobre sua dissertação de mestrado, intitulada Os arquitetos não-alinhados: contrapontos entre o contexto, discurso e a produção de um grupo de arquitetos paulistas (1977-1985).
Complementos
- Matéria da Revista Veja: Com 10m², menor apartamento do país custa R$ 100 mil
- Ted Talks: How cohousing can make us happier (and live longer)
- Idea Zarvos
- Vitruvius: A evolução da casa no Brasil
- Casa Redux / Studio MK27, Marcio Kogan + Samanta Cafardo – Archdaily
- CRUSP — Arquivo Arq
- SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos
- Spazio 2222, Décio Tozzi
- Copan, Oscar Niemeyer
- Maxhaus
- Living Big in a Tiny House
- Casa em Vila Matilde, Terra e Tuma
- Dissertação de mestrado de Matheus Franco da Rosa Lopes: Os arquitetos não-alinhados: contrapontos entre o contexto, discurso e a produção de um grupo de arquitetos paulistas (1977–1985).
Trilha sonora
- Vinícius de Moraes. Testamento.
- KC & The Sunshine Band. Keep it Coming Love.
#foradeprumoacessível
Imagem de um jogo do tipo “The Sims” (uma típica casa de classe média norte-americana vista em perspectiva isométrica, do alto, na qual alguns personagens parecem discutir uns com os outros), sobre a qual aparece uma camada de cor dourada. No canto inferior esquerdo, a marca “F! 04”.
Deixe um comentário