Fora de prumo é um podcast desalinhado sobre arquitetura, urbanismo e design.

F! #4. Tradicional família brasileira

Existe uma tradicional família brasileira? E o que a varanda gourmet tem a ver com ela?

O mercado imobiliário tem papel central na definição de como as pessoas moram — ainda que o morar cotidiano tente encontrar brechas nos algoritmos definidos pelas incorporadoras para ficar um pouquinho mais longe das planilhas de Excel e um pouco mais perto da vida real. Varandas gourmet, espaços para garage band, spas e salas de ginástica que ninguém usa: na produção residencial para a classe média e as elites, são muitas as artimanhas do mercado para convencer as pessoas a pagarem cada vez mais por menos. Será que é assim que a arquitetura de mercado aplica o velho chavão “menos é mais”?

OUÇA AQUI!

Sumário

  • 1min33s. Preâmbulo.
  • 4min3s. Conversa.
  • 55min31s. Em tese.
  • 1h20min10s. Micro crônica.

Participantes

Participaram da conversa desta edição Arthur Francisco, Diego Brentegani, Ellen Cesonis, Kim Cyrillo, Natália Gaspar e Ricardo Cesarini. Narração e inserções de Carolina Pedroso e crônica de autoria de Angelo Regis.

Na seção Em tese conversamos com Matheus Franco da Rosa Lopes sobre sua dissertação de mestrado, intitulada Os arquitetos não-alinhados: contrapontos entre o contexto, discurso e a produção de um grupo de arquitetos paulistas (1977-1985).

Complementos

Trilha sonora

#foradeprumoacessível

Imagem de um jogo do tipo “The Sims” (uma típica casa de classe média norte-americana vista em perspectiva isométrica, do alto, na qual alguns personagens parecem discutir uns com os outros), sobre a qual aparece uma camada de cor dourada. No canto inferior esquerdo, a marca “F! 04”.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: