O que está por trás dos ataques a uma instituição que preza pela tolerância, urbanidade e contato com a alteridade?
Primeiro, atacaram os cursos e programas de sociologia e filosofia. Depois, todas as Humanidades. Então, atacaram a universidade inteira.
O presidente da República, Jair Bolsonaro e seu ministro da Educação, Abraham Weintraub, vêm promovendo sistemáticos ataques à livre produção de conhecimento e ao ambiente universitário. Baseados em falácias, em notícias falsas e — em grande medida — em pura maldade, ambos ameaçaram promover intensos cortes no financiamento público das universidades. Neste programa discutimos em particular a relevância das pesquisas nas áreas de arquitetura e urbanismo e da importância da universidade como um todo. Além disso, abrimos nossos corações: relatamos como a experiência universitária transformou nossas vidas — e entendemos que ela deva continuar transformando mais e mais vidas, cumprindo sua imprescindível função social. Neste Drops nós nos somamos à mobilização nacional em defesa do conhecimento e da universidade, a favor da democracia e dos direitos sociais.
Sumário
- 1min45s. Conversa.
Participantes
Desta conversa participaram Arthur Francisco, Gabriel Fernandes, He Nem Kim, Natália Gaspar e Rosana Yamaguti.
Complementos
- Curta, siga, acompanhe e compartilhe o Fora de prumo no Facebook, no Instagram e no Twitter.
- Vários podcasts têm publicado episódios pautando os cortes e ataques do governo federal contra as universidades e o conhecimento. Destacamos alguns: Anticast #388 — Bolsonaro contra a educação; Lado B do Rio #103 — Entrevista com Júlia Aguiar, da UNE; Pouco Pixel #150 (com “debate de bolso” sobre os ataques às humanidades).
- O ensino, a pesquisa e a extensão promovidas na universidade pública transformam vidas. O site Histórias universitárias reúne depoimentos sobre o papel fundamental exercido por essa instituição na trajetória de seus docentes, pesquisadores e estudantes.
- O Jornal da USP preparou recentemente uma matéria especial (“Fábricas do conhecimento”) sobre o papel central e imprescindível da universidade pública no exercício da pesquisa, na produção do conhecimento e no desenvolvimento tecnológico.
- Matéria sobre a tese de doutorado do pesquisador Rodrigo Pinto sobre a correlação entre local de moradia e mobilidade social.
- Vídeo do canal Meteoro Brasil sobre os malabarismos com chocolates do ministro Abraham Weintraub.
- Artigo da Wikipédia sobre a jovem ativista Greta Thunberg.
- Palestra de Marilena Chauí sobre a universidade operacional
Trilha sonora
- Steven Wilson. To the Bone.
Acompanhe nossa playlist no Spotify, com todas as músicas já tocadas nos episódios.
#foradeprumoacessível
Fotografia da manifestação em defesa da educação pública ocorrida no dia 15 de maio de 2019 na Avenida Paulista: multidão de manifestantes em frente ao edifício do MASP, em São Paulo. Uma camada de cor vermelha se sobrepõe à imagem. No canto inferior esquerdo, consta a marcação “F! 6b”.
Deixe um comentário