Fora de prumo é um podcast desalinhado sobre arquitetura, urbanismo e design.

2021: adeus, nunca mais volte

NFTs, Metaverso, viagens espaciais, venda do acervo de Lúcio Costa e censo parcial do CAU-BR. 2021 não foi um ano fácil, e estamos aqui para comentar alguns dos motivos.

OUÇA AQUI!

Participantes

Neste programa participam Arthur Francisco, Kim Cyrillo, Gabriel Fernandes, Natália Gaspar e Victor Dariano.

Sumário

  • 1min30s. NFTs
  • 9min32s. Bilionários no espaço
  • 19min10s. Metaverso
  • 31min14s. Acervo de Lucio Costa
  • 38min16s. Censo do CAU-BR

Complementos

Curta, siga, compartilhe e acompanhe o Fora de prumo em nossas redes sociais: TwitterFacebookInstagram e YouTube.

Nesse programa copiamos descaradamente o formato de leitura e comentário de notícias do BMF, seção quinzenal do podcast Pistolando. Lá são comentadas notícias boas, más e feias — mas em nosso caso tratam-se apenas de notícias… ruins.

NFTs

  • Leia a notícia de 11 de março de 2021 na revista eletrônica The Verge sobre o já famoso leilão pela casa Christie’s do NFT associado à peça de arte digital Everydays: the First 5000 Days, de autoria de Beeple. A peça foi leiloada por cerca de 70 milhões de dólares.
  • Leia também a notícia de 23 de fevereiro de 2021 publicada pelo blogue Dezeen sobre o leilão de NFTs associados a um conjunto de peças de mobília digital do designer Andrés Reisinger que chegou a quase meio milhão de dólares. Os móveis não existem fisicamente.

Bilionários no espaço

  • Este artigo da revista Jacobin discute as recentes aventuras espaciais como símbolo máximo da decadência capitalista.
  • Artigos na Wikipédia sobre os voos realizados em meados de 2021 pelas empresas de Jeff Bezos e Richard Branson: Virgin Galactic Unity 22 (11 de julho de 2021) e Blue Origin NS-16 (20 de julho de 2021)

Acervo de Lucio Costa

  • Este texto de Danilo Matoso publicado na revista eletrônica O partisano apresenta uma descrição detalhada da trajetória do acervo de Lucio Costa e das questões envolvendo sua alienação para a Casa de Arquitectura de Matosinhos, em Portugal.
  • Ouça os podcasts Cidades visíveis #47 e Betoneira #31, nos quais foram discutidas em profundidade as questões relacionadas aos acervos de arquitetura, sua pesquisa, preservação e difusão.

Metaverso

  • A discussão em torno dessa grande quimera que é o “metaverso” explodiu após o anúncio da mudança de nome da empresa Facebook para “Meta” — fato ocorrido pouco depois da explosão do escândalo conhecido como “Facebook Papers”. Neste artigo do site Manual do usuário, discutem-se brevemente vários dos problemas, limites e desafios em torno do metaverso.
  • Ouça o podcast Conversas paralelas #15 com Guilherme Felitti, no qual são discutidos tanto o metaverso quanto o mundo dos NFTs.

Censo do CAU-BR

  • Acesse aqui os resultados do censo do CAU.

Trilha sonora

Neste programa ouvimos Get Ready for This, de 2 Unlimited e Bezos I de Bo Burnham. Confira nossa playlist com todas as músicas tocadas em nossos episódios no Spotify.

Ao longo do programa também ouvimos áudios das seguintes matérias: Infomoney; SBT Brasil; Tecmundo; TV Band Rio.

#foradeprumoacessível

Sobre um fundo amarelo, uma mulher lê um jornal sentada em uma cadeira. No cando inferior esquerdo, a inscrição “F! #25”.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: