Seguindo nossa conversa do episódio anterior, tentamos desbravar a selva das funções simbólicas em arquitetura, urbanismo e design.
Continuando a conversa iniciada no episódio F! #2 do Fora de prumo, neste programa falamos sobre a famosa tese do casal Robert Venturi e Denise Scott-Brown de que as arquiteturas podem ser divididas em dois grandes grupos: de um lado, as arquiteturas-pato, de outro, os galpões decorados. Drops sobre design que deu errado, design que deu certo mas deu errado, design que nem queria dar certo e a semântica na arquitetura.
Sumário
- 1min30s. Debate.
Participantes
Continuam a conversa iniciada no episódio anterior: Arthur Francisco, Gabriel Fernandes, Juliana Grenfell, Maíra André, Victor Dariano e Tarsila Conti. Introdução de Carolina Pedroso.
Complementos
- Curta, siga e acompanhe o Fora de prumo no Twitter, Facebook e Instagram.
- Para saber mais sobre arquiteturas-pato, arquiteturas dos galpões decorados e até mesmo sobre arquiteturas-cesto (!), ouça o episódio Lessons from Las Vegas do já clássico podcast 99% Invisible.
- Mais sobre o edifício-cesto que se tornou orgulho local e cartão-postal para os cidadãos de Newark, em Ohio nesta matéria da CBS.
- A brincadeira de dividir os edifícios entre “patos” e “galpões decorados” foi explorada pelo casal Robert Venturi e Denise Scott Brown no clássico Aprendendo com Las Vegas, escrito pela dupla em co-autoria com Steven Izenour. A obra foi publicada em português pela Cosac Naify em 2003 mas infelizmente encontra-se esgotada.
- À época do lançamento do iPhone X — e de seu famigerado entalhe na testa superior do aparelho — foi enorme a polêmica em torno das decisões de projeto adotadas, como demonstra este artigo. Não demoraram muitos meses, no entanto, para que cópias surgissem — ainda que elas não tivessem os mesmos sensores que, em tese, justificassem a presença daquele entalhe na tela. Mais informações nesta matéria: O ano do entalhe: como a polêmica tendência de design dominou os smartphones.
- A Casa Vogue colocou o espremedor de Philippe Starck à prova: Juicy Salif, o espremedor de Philippe Starck, funciona?
- Sobre o medo de patos em Irmão do Jorel.
Trilha sonora
- Liquid Tension Experiment. 914.
- Geek Music. Ducktales.
Acompanhe nossa playlist no Spotify, com todas as músicas já tocadas em nossos episódios.
#foradeprumoacessível
Gigantesco patinho de borracha persegue uma frágil embarcação com prédios ao fundo. O pato olha para você, você olha para o pato. E você morre de medo dessa criatura. No canto inferior esquerdo, a marcação “F! 2b”.
Deixe um comentário