Um artista urbano grafitou seu muro. E agora: você repinta por cima ou cobra a visitação?
Neste episódio recebemos Caduzão Dazartes (@caduzaodamassa no Twitter) para falar sobre arte de rua, sua relação com o mundo da arte institucional, o impacto social que ela tem e as relações com as estruturas de poder — e claro, suas relações com a arquitetura e a cidade.
Participantes
Arthur Francisco, Gabriel Fernandes, Juliana Grenfell e Natália Gaspar recebem neste episódio a lenda do Twitter Caduzão Dazartes. Kim Cyrillo também participou da construção da pauta do programa.
Sumário
- 17s. Preâmbulo
- 4min. Conversa
Complementos
- Curta, siga, compartilhe e acompanhe o Fora de prumo em nossas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
- Ouça a edição #4b do Fora de prumo, na qual começamos a discutir questões ligadas ao grafite e às artes de rua na cidade.
- Assista ao vídeo do canal Insider no Youtube sobre a recente obra de Banksy que foi picotada no momento em que era leiloada: “Why Banksy’s ‘Shredded Girl With Balloon’ Painting May Now Be Worth £2 Million”. Veja também esta matéria da tvi24 sobre o apagamento de grafites de Banksy no metrô de Londres.
- Matéria em página da prefeitura do Rio de Janeiro sobre supostas diferenças entre pixação e grafite.
- Veja essa matéria na revista Quartz sobre o caso do espaço conhecido como 5Pointz. Trata-se de uma decisão judicial nos EUA que reconheceu os direitos dos autores de grafite sobre a integridade de suas obras: “A landmark court case affirms that street art is high art.” Veja também matéria do Artsy sobre o assunto.
- Leia também esta matéria da Deutsche Welle sobre castelo escocês cujas paredes foram grafitadas por brasileiros, a convite, bem como este artigo do pesquisador Alberto Goyena sobre o episódio.
- Assista ao trailer do documentário Cidade cinza no Youtube. Assista também ao documentário Pixo no Vimeo, e aos documentário Style Wars e Olhar instigado no Youtube.
- Conheça o mistério dos Toynbee Tiles.
- Veja matéria sobre Hélio Oiticica no Nexo.
Trilha sonora
A trilha sonora deste episódio contou com “The Message”, de Grandmaster Flash, e “Tombei”, de Karol Conká. Confira nossa playlist no Spotify.
#foradeprumoacessível
Em fundo laranja, aparece um grafite de Banksy: “If graffiti changed anything, it would be illegal.” (“Se o grafite mudasse alguma coisa, ele seria ilegal.”) No canto inferior direito há pintado um ratinho e no canto inferior esquerdo a marca “F! #14”.
Deixe um comentário