Fora de prumo F! #15. Complexo de tucano

Quem precisa de ginásio quando se pode ter mais uma praça de alimentação?

Nas últimas semanas a recusa do Condephaat (órgão estadual de preservação em São Paulo) em acolher um pedido de abertura de processo de tombamento do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães reverberou nas redes sociais e mobilizou ativistas, esportistas, arquitetos e entusiastas do patrimônio cultural em função do desejo do governo do Estado em conceder o complexo à iniciativa privada e construir ali um shopping center. Trata-se, afinal, de um projeto em grande medida viciado, pouco transparente e repleto de indícios de promiscuidades entre o público e o privado que podem, ao fim e ao cabo, destruir um dos poucos resquícios que temos em São Paulo de uma arquitetura pública de bem estar social. Neste programa nos juntamos às muitas iniciativas que repudiam tal ataque ao espaço público e discutimos o que parece ser mais um caso de privataria tucana.

OUÇA AQUI!

Participantes

Neste episódio contamos com as participações de Arthur Francisco, Gabriel Fernandes, Kim Cyrillo, Natália Gaspar e Victor Dariano.

Sumário

  • 1min5s. Preâmbulo.
  • 3min. Conversa.

Complementos

Curta, siga, compartilhe e acompanhe o Fora de prumo em nossas redes sociais: TwitterFacebook e Instagram.


Vocês que escutam podcasts independentes estão acostumados a ouvir os produtores fazerem pedidos para que contribuam nas campanhas de apoiadores. Nós, do Fora de Prumo, não temos uma campanha desse tipo, mas resolvemos divulgar as campanhas do Movimento dos Trabalhadores sem Teto — o MTST — que ajudam em muito as famílias em situação de vulnerabilidade. Seguem links para duas campanhas: uma permanente (como uma assinatura em apoio ao movimento) e uma outra exclusiva para este final de ano. Se não faltar pra você, contribua — porque faz muita falta pra essas famílias.


Matérias de imprensa com mais informações sobre a concessão do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães:

Trilha sonora

A trilha musical que você ouve é “New Millenium”, de Dream Theater. Confira nossa playlist com todas as músicas tocadas em nossos episódios no Spotify.

#foradeprumoacessível

Em um fundo amarelo, vemos um tucano semitransparente. Em sua cabeça, como uma coroa, encontra-se o ginásio do Ibirapuera. No canto inferior esquerdo está a inscrição “F! #15”

Publicado por

gabriel fernandes

Para imagens: flickr.com/gaf Para textões: arquiteturaemnotas.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s