Como o papel desse arquiteto na construção da Basílica de Florença impacta a profissão até hoje?
Filippo Brunelleschi é considerado o pai da moderna concepção de arquitetura: sua obra simboliza um momento de inflexão na prática arquitetônica, sedimentando a figura de um criador individual cujo desenho comanda o trabalho dos construtores. Além disso, também sedimenta a representação do arquiteto como gênio individual, criador absoluto e total da obra arquitetônica. Que efeitos essa mobilização de sua figura ainda influenciam a prática contemporânea? O arquiteto ainda é esse gênio individual, acima do bem e do mal? E, afinal, Brunelleschi seria o primeiro starchitect da história?
Sumário
- 3min15s. Preâmbulo
- 4min50s. Debate (parte 1)
- 49min45s. Debate (parte 2)
- 1h4min10s. Crônica
Participantes
Participam desse episódio inaugural do Fora de prumo: Arthur Francisco, Gabriel Fernandes, Natália Gaspar, Kim Cyrillo, Victor Dariano, Diego Brentegani e Karina Kodaira.
Narração de Carolina Pedroso e miniconto de autoria de Angelo Regis.
Complementos
- Curta, siga e acompanhe o Fora de prumo no Twitter, Facebook e Instagram;
- Na Wikipédia: biografia de Brunelleschi; verbete sobre a perspectiva e sobre a Catedral de Florença;
- Como um amador construiu o maior domo do mundo?, vídeo da National Geographic sobre a construção da cúpula da Basílica de Florença;
- O mistério da grande catedral, vídeo documentário da PBS também sobre a construção da cúpula;
- Material no Khan Academy sobre o assunto: O experimento de Brunelleschi; Como funciona a perspectiva de um ponto de fuga;
- Foram citados alguns trechos do clássico O canteiro e o desenho, de Sérgio Ferro. O texto já foi publicado como parte da coletânea Arquitetura e trabalho livre, que reúne textos diversos do autor (editada pela Cosac Naify em 2006), bem como em edição única. Ambas as edições, infelizmente, encontram-se esgotadas, mas é possível encontrá-las em muitas bibliotecas universitárias.
Trilha sonora
- Steven Wilson. Vermillioncore.
- Public Enemy. Don’t Believe the Hype.
- Carl Philipp Emanuel Bach. Divertimento em Sol Maior, nº 642, movimento I: Alegro.
- Tarantella.
Ouça também nossa playlist no Spotify.
#foradeprumoacessível
Descrição da imagem de capa: desenho da fachada da Catedral de Florença com destaque para a cúpula. Sobre o desenho, uma camada de cor rósea. No canto inferior esquerdo da imagem, o identificador do episódio: F! 01.
Deixe um comentário