Fora de prumo F! #11. Autoconstrução

Sonho máximo da modernidade ou pesadelo cotidiano das nossas periferias?

A autoconstrução das residências da população de baixa renda é lida há décadas como um dos indícios mais evidentes de como no Brasil a reprodução da força de trabalho é tarefa relegada à própria classe trabalhadora: na ausência de Estado de Bem-Estar Social, não há qualquer necessidade aos olhos das elites de promover estímulos “gratuitos” para a melhoria da qualidade de vida do imenso exército industrial de reserva. Por outro lado, experiências contra-hegemônicas veem em processos de autoconstrução — como em mutirões — potencialidades de transformação.

Neste episódio do Fora de prumo discutimos as contradições, limites e potencialidades da autoconstrução.

OUÇA AQUI!

Sumário

  • 2min10s. Preâmbulo.
  • 4min30s. Conversa.
  • 57min15s. Em tese.

Participantes

Sobre a conversa em torno da autoconstrução participaram Arthur Francisco, Gabriel Fernandes, Juliana Grenfell, Kim Cyrillo e Natália Gaspar. Introdução e narração de Carolina Pedroso.

Na seção Em tese Natália conversa com Pedro Nakamura a respeito de sua dissertação de mestrado, defendida na FAUUSP em 2016. No trabalho, intitulado O social verticaliza a cidade, Pedro discute o papel exercido pelo trabalho social e seus agentes em processos de remanejamento de população moradora de favelas para conjuntos habitacionais, apontando suas características num momento de reconfiguração da política de provisão habitacional em São Paulo. A dissertação complementa ainda o Trabalho Final de Graduação desenvolvido por Pedro em 2010 e publicado em 2015 na forma de livro, intitulado Projeto como instrumento de diálogo.

Complementos

Trilha sonora

Acompanhe todas as músicas já executadas no Fora de prumo em nossa playlist no Spotify.

#foradeprumoacessível

Imagem de um enorme aglomerado urbano repleto de um casario irregular. Sobre a fotografia há uma camada de cor entre o verde e o ocre. No canto inferior esquerdo encontra-se a marcação “F! 11”.

Publicado por

gabriel fernandes

Para imagens: flickr.com/gaf Para textões: arquiteturaemnotas.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s