Fora de prumo F! #26. A cidade e a cidade

Não há nada para desver por aqui.

A distância entre as cidades de Besźel e Ul-Qoma parece ser antes ideológica que física — contudo, são distâncias bastante reais e tangíveis. Ambas as cidades-estado ocupam a mesma área, embora constituam espaços profundamente distintos. Os habitantes de cada cidade não podem interagir com os habitantes ou objetos localizados na outra: para isso, precisam passar pela fronteira. Não podem sequer olhar para nada que se encontre na cidade superposta àquela em que eles se encontram: caso o façam, cometem um crime conhecido como “brecha”. Esta é a premissa do romance A cidade e a cidade (The City & the City, de China Miéville, publicado originalmente em inglês em 2009 e em português em 2014 com tradução de Fábio Fernandes) e são os temas levantados nesta obra que servem de gatilho para a conversa desta edição do Fora de prumo.

OUÇA AQUI

Participantes

Arthur Francisco conversa com Angelo Régis, Gabriel Fernandes e Natália Gaspar. Na introdução do episódio, Carolina Pedroso leu um pequeno trecho do livro A cidade e a cidade, de China Mieville.

Sumário

Curta, siga, compartilhe e acompanhe o Fora de prumo em nossas redes sociais: TwitterFacebookInstagram e YouTube.

  • A cidade e a cidade foi publicado no Brasil pela Editora Boitempo em 2014, com tradução de Fábio Fernandes. Atualmente a edição física se encontra esgotada, mas a versão digital pode ser encontrada para venda.
  • A obra de China Miéville foi tema do Anticast #243. O podcast contou com a participação de Fábio Fernandes, tradutor de Miéville no Brasil.
  • Há uma adaptação do romance para o audiovisual na forma de uma série televisiva produzida pela BBC em 2018. Ao que tudo indica, não parece ser muito boa…
  • Sobre o conceito de “ideologia”, recomendamos o respectivo verbete no clássico Palavras-chave, de Raymond Williams.
  • Ao longo da conversa, falamos sobre Pierre Bourdieu, Michel de Certeau, Guy Debord e a Sociedade do espetáculo, o situacionismo e booleanos.

Trilha sonora

A trilha sonora do episódio contou com “To the Sun and All the Cities in Between,” de City of the Sun; e “Perfect Life,” de Steven Wilson — confira em nossa playlist no Spotify.

#foradeprumoacessível

Sobre um fundo vermelho, duas esferas em diferentes tons de cinza se cruzam. No canto inferior esquerdo, consta a inscrição “F! #26”.

Publicado por

gabriel fernandes

Para imagens: flickr.com/gaf Para textões: arquiteturaemnotas.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s