Não há nada para desver por aqui.
A distância entre as cidades de Besźel e Ul-Qoma parece ser antes ideológica que física — contudo, são distâncias bastante reais e tangíveis. Ambas as cidades-estado ocupam a mesma área, embora constituam espaços profundamente distintos. Os habitantes de cada cidade não podem interagir com os habitantes ou objetos localizados na outra: para isso, precisam passar pela fronteira. Não podem sequer olhar para nada que se encontre na cidade superposta àquela em que eles se encontram: caso o façam, cometem um crime conhecido como “brecha”. Esta é a premissa do romance A cidade e a cidade (The City & the City, de China Miéville, publicado originalmente em inglês em 2009 e em português em 2014 com tradução de Fábio Fernandes) e são os temas levantados nesta obra que servem de gatilho para a conversa desta edição do Fora de prumo.
Participantes
Arthur Francisco conversa com Angelo Régis, Gabriel Fernandes e Natália Gaspar. Na introdução do episódio, Carolina Pedroso leu um pequeno trecho do livro A cidade e a cidade, de China Mieville.
Sumário
Curta, siga, compartilhe e acompanhe o Fora de prumo em nossas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
- A cidade e a cidade foi publicado no Brasil pela Editora Boitempo em 2014, com tradução de Fábio Fernandes. Atualmente a edição física se encontra esgotada, mas a versão digital pode ser encontrada para venda.
- A obra de China Miéville foi tema do Anticast #243. O podcast contou com a participação de Fábio Fernandes, tradutor de Miéville no Brasil.
- Há uma adaptação do romance para o audiovisual na forma de uma série televisiva produzida pela BBC em 2018. Ao que tudo indica, não parece ser muito boa…
- Sobre o conceito de “ideologia”, recomendamos o respectivo verbete no clássico Palavras-chave, de Raymond Williams.
- Ao longo da conversa, falamos sobre Pierre Bourdieu, Michel de Certeau, Guy Debord e a Sociedade do espetáculo, o situacionismo e booleanos.
Trilha sonora
A trilha sonora do episódio contou com “To the Sun and All the Cities in Between,” de City of the Sun; e “Perfect Life,” de Steven Wilson — confira em nossa playlist no Spotify.
#foradeprumoacessível
Sobre um fundo vermelho, duas esferas em diferentes tons de cinza se cruzam. No canto inferior esquerdo, consta a inscrição “F! #26”.
Deixe um comentário