F! #6

Fora de prumo F! #6. Sustentabilidade. Parte 2: da colmeia à geodésica

Após passar uma hora discutindo sobre sustentabilidade e arquitetura no episódio passado, finalmente chegamos na parte da arquitetura.

Na edição F! #5 do Fora de prumo começamos uma conversa sobre as várias dimensões da ideia de sustentabilidade. Apontamos abordagens que a tomam de uma perspectiva positiva, de uma perspectiva negativa e crítica. Falamos sobre ecossocialismo, cosmopolítica, desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos. Neste episódio conversamos sobre a problemática da sustentabilidade e dos vários discursos associados a ela no universo da arquitetura: qual o impacto de edifícios e cidades no consumo de recursos naturais? Qua experiências já se promoveram a fim de atacar os problemas ligados à ecologia, às mudanças climáticas e o uso racional de recursos no mundo da arquitetura? Neste episódio falamos de ilhas, abelhas, maçãs, colmeias, geodésicas e fossas.

OUÇA AQUI!

Sumário

  • 2min55s. Preâmbulo.
  • 5min20s. Conversa.
  • 57min47s. Em tese.
  • 1h33min50s. Microcrônica.

Participantes

A conversa iniciada no episódio F! #5 continua com Arthur Francisco, Gabriel Fernandes, Maíra André e Victor Dariano. Introdução, narração e inserções de Carolina Pedroso. Texto de encerramento de autoria de Angelo Regis.

Na seção Em tese, Arthur conversa com Rosana Yamaguti sobre a pesquisa desenvolvida em sua dissertação de mestrado, recentemente defendida na Universidade Federal do ABC, na qual ela discute a eficiência da política das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) para lidar com edifícios ociosos e vazios urbanos no sistema planejamento do município de São Paulo.

Complementos

Trilha sonora

Acompanhe nossa playlist no Spotify, com todas as músicas tocadas nos episódios.

#foradeprumoacessível

Fotografia de uma enorme cúpula geodésica, dentro da qual está construído um igualmente enorme edifício de vários andares. A cúpula é formada por pequenas hastes metálicas que, conectadas em composição triangular, constituem uma estrutura com forma que se aproxima de uma esfera. Sobre a foto há uma camada de cor azul. No canto inferior esquerdo há um recorte com a marcação F! 06.

Publicado por

gabriel fernandes

Para imagens: flickr.com/gaf Para textões: arquiteturaemnotas.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s