Fora de prumo F! #22. Nomadland: te vejo na estrada

Podemos colar novamente os cacos de louça quebrada?

Imagens idílicas e inóspitas — ao mesmo tempo belas e sublimes — das paisagens do interior dos EUA compõem muitos dos mitos relacionados à construção da identidade nacional daquele jovem país. Não é exagero dizer que essa paisagem simultaneamente natural e rodoviária faz parte fundamental do sonho americano, associando o inóspito com uma certa ideia de liberdade e progresso. Na vida cotidiana das pessoas de lá, contudo, para quem de fato funcionam esses mitos? Há quem esteja excluído deles? Não serão, inclusive, por demais masculinos esses mitos? Nomadland apresenta um sensível olhar estrangeiro para esse cenário e para todas essas narrativas já tão naturalizadas. Neste programa falamos sobre paisagem, subúrbio, identidade, memória, entre outras coisas. Mas falamos sobretudo sobre como usando cor, luz e movimento a diretora Chloé Zhao conseguiu, sem recorrer a qualquer tipo de panfletarismo, promover um dos comentários mais ácidos e sensíveis sobre o que significa o sonho americano.

Participantes

Neste episódio Natália Gaspar conduz a conversa com Arthur Francisco, Gabriel Fernandes e Victor Dariano.

Complementos

Curta, siga, compartilhe e acompanhe o Fora de prumo em nossas redes sociais: TwitterFacebookInstagram e YouTube.

  • Matérias da imprensa sobre o filme Nomadland cujos trechos foram reproduzidos na introdução: na CNN, no Fantástico da Rede Globo e no Jornal da USP.
  • Falamos sobre as famosas pinturas de Edward Hopper, cronista visual notório por retratar aspectos da vida suburbana e metropolitana nos EUA. Falamos em particular sobre uma série de imagens em que o artista apresenta mulheres solitárias em casas suburbanas contemplando o exterior através de suas janelas. Várias dessas telas podem ser encontradas aqui.
  • Falamos brevemente de Simon Schama e sua famosa obra Paisagem e memória. O livro possui edição em português editada pela Companhia das Letras.
  • Comentamos também sobre Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak.
  • Ouça nosso episódio sobre Tiny Houses.

Trilha sonora

A trilha sonora da introdução contou com “Oltremare”, de Ludovico Einaudi — trilha sonora original do filme — e com “Home is a Question Mark”, de Steven Patrick Morrissey.

Confira nossa playlist com todas as músicas tocadas em nossos episódios no Spotify.

#foradeprumoacessível

Sobre um fundo azul encontra-se, em perfil, a personagem Fern do filme Nomadland. No canto inferior esquerdo consta a inscrição “F! #22”.

Publicado por

gabriel fernandes

Para imagens: flickr.com/gaf Para textões: arquiteturaemnotas.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s