(Ainda, mais do que nunca) Somos os 99%!
O ano de 2011 foi marcado por uma sequência de mobilizações e protestos ao redor do mundo. Embora as pautas locais mudassem, havia em comum nesses movimentos uma insatisfação com a ausência de perspectiva de futuro para uma juventude cada vez mais precarizada e com as consequências da crise deflagrada em 2008. Por ter ocorrido no centro do sistema financeiro internacional, o movimento Occupy Wall Street (“Ocupem a Wall Street”) tornou-se o mais célebre. Embora o movimento não tenha se limitado à ocupação de espaços públicos, foi a presença ao longo de dois meses de centenas de manifestantes na Praça Zuccotti, em Nova Iorque, que tornou conhecido o movimento e seu slogan (“somos os 99%”). Para celebrar os 10 anos desse episódio — que teve início em 17 de setembro de 2011 — conversamos sobre espaço público, democracia, cidade e filmes ruins do Batman.
Participantes
Participaram desta conversa Arthur Francisco, Gabriel Fernandes, Juliana Grenfell e Natália Gaspar.
Complementos
Curta, siga, compartilhe e acompanhe o Fora de prumo em nossas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
- No início do programa constam trechos de áudio de matérias a respeito do movimento Occupy Wall Street da AFP e da EFE (1, 2, 3).
- Em 2011 vários sítios, blogues, perfis em redes sociais e outros recursos digitais foram criados para reunir informações e articular a mobilização em torno do Occupy Wall Street. Alguns dos principais foram o occupywallst.org e a página no Tumblr We Are the 99%.
- Para saber mais sobre o movimento, consulte algumas dessas matérias e artigos: Occupy Wall Street: entenda o que foi o movimento (Politize); How Occupy Wall Street Led to the Rise of Donald Trump (Fortune); David Graeber’s Real Contribution to Occupy Wall Street Wasn’t a Phrase – It Was a Process (Novara Media).
- Falamos sobre alguns artigos e ensaios publicados (mais ou menos no calor dos acontecimentos) no periódico Places Journal. São dois textos de Reinhold Martin (“Architecture: What Architecture Can Do” e “Occupy: The Day After”) e dois de Jonathan Massey e Brett Snyder (“Occupying Wall Street: Places and Spaces of Political Action” e “Mapping Liberty Plaza”).
- Quando falamos da reverberação do movimento Occupy Wall Street no filme O cavaleiro das trevas ressurge (The Dark Knight Rises, 2012), comentamos os textos “Super Position”, de David Graeber e “Ditadura do proletariado em Gotham City”, de Slavoj Žižek. Agradecemos ao @lucascasa pela recomendação do texto de Graeber.
- Ouça também nossos episódios sobre a arquitetura na Era Trump, sobre Tiny Houses e sobre o filme Nomadland.
Trilha sonora
Ao longo do programa ouvimos “New York, New York”, cantada por Frank Sinatra e “Ride or Die”, de Budos Band.
Confira nossa playlist com todas as músicas tocadas em nossos episódios no Spotify.
#foradeprumoacessível
Num fundo lilás, encontra-se a escultura Fearless Girl em frente à famosa estátua do touro de Wall Street. No canto inferior esquerdo consta a inscrição “F! #23”.
Deixe um comentário