Fora de prumo F! #27. Notas sobre Notas sobre o camp

Não é uma lâmpada. É uma “lâmpada”.

Em 1964 a crítica e ensaísta estadunidense Susan Sontag publicou o texto “Notes on Camp” (“Notas sobre o Camp”) — um verdadeiro clássico instantâneo sobre um assunto que a própria autora ajudou a definir e, em certo sentido, a inaugurar, ainda que se trate de algo que esteja entre nós há muito tempo. Para a autora, o camp é uma sensibilidade associada a uma espécie de exuberância e indiscrição exagerada, próxima do cafona e do kitsch, ainda que distinta. Para além disso, no entanto, o texto apresenta um subtexto político e estético bastante complexo e relevante: ao falar dessa sensibilidade particular, Sontag questiona a hegemonia estética heteronormativa vigente em seu país naquele início de anos 1960. Nesse programa discutimos o camp e suas implicações em nosso mundo.

OUÇA AQUI!

Participantes

Arthur Francisco conduz a conversa com Angelo Régis, Diego Brentegani, Gabriel Fernandes e Natália Gaspar. A edição é de Arthur Francisco e a fala final é de Natália Gaspar.

Complementos

Curta, siga, compartilhe e acompanhe o Fora de prumo em nossas redes sociais: TwitterFacebookInstagram e YouTube.

Trilha sonora

Na introdução do episódio ouvimos áudio do programa Saturday Night Live de 9 de fevereiro de 2020, com a maravilhosa Rupaul. Ouvimos também áudios da música Born Naked, de Rupaul, em sua versão original e em sua versão instrumental feita por Tom Sibren; e áudio da música Feira da Fruta, de Odair Cabeça e Grupo Capote.

Confira em nossa playlist no Spotify todas as músicas já tocadas no Fora de prumo.

#foradeprumoacessível

Num fundo magenta encontra-se uma estatueta do personagem Batman em sua versão surfista — como retratado na série televisiva dos anos 1960. No canto inferior esquerdo encontra-se a inscrição “F! #27”.

Publicidade

Publicado por

gabriel fernandes

Para imagens: flickr.com/gaf Para textões: arquiteturaemnotas.com

Um comentário sobre “Fora de prumo F! #27. Notas sobre Notas sobre o camp”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s